Vencendo etapas...


A vida é cheia de ciclos, etapas, começos, recomeços e assim vamos indo pela estrada que temos em nossa frente. Alguns atalhos, pedras, chuvas e obstáculos surgem no meio da nossa caminhada para nos fazer desistir. Mas se somos perseverantes, essas adversidades servem sempre como impulso para seguirmos em frente e jamais nos prostrarmos diante de um problema.
Em Julho de 2007, após três tentativas de ingresso no mestrado, eu finalmente entrei para o curso naquele ano, após um recurso que foi pleiteado por alguns candidatos que se sentiram lesados no referido processo.
Aulas e mais aulas, leituras, orientações e des-orientações estavam presentes no meu caminho, desistir? Jamais! Eu sempre havia perseguido esse sonho e minha orientadora mesmo antes da minha entrada no curso sempre me dizia para não desistir.
E quando você passa em um curso de mestrado/doutorado, empresas não contratam você, e era a minha realidade, pois eu estava desempregada, já havia terminado o seguro desemprego e todas as minhas economias. Minha mãe como sempre me ajudou e muito no começo difícil, somente no oitavo mês dos 24 que compõe o mestrado é que finalmente comecei a receber bolsa de estudos.
Durante o mestrado eu adoeci seriamente por três vezes, mas nada me tirava a vontade de finalizar. Essa foto aí é de um dos muitos textos que li e fichei para escrever minha dissertação. Eu dormi poucas horas no dia, e produzia muito na madrugada, época essa que conversava bastante com a San.
Ao final, o sonho concretizado e coroado duplamente: no dia 13 de Novembro de 2009 fui nomeada no Diário Oficial para o concurso que havia feito na UFMG para bibliotecária, e no dia 01 de Dezembro do mesmo ano defendi o mestrado que foi aprovado com louvor.
Atualmente, estou trabalhando na UFMG e estudando para o doutorado, afinal, existem mais e mais etapas na vida.


Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva "Fotografe e conte a história" do blog "Espaço Aberto" e que vai do dia 27/05 a 31/05/10.

Comentários

Ester disse…
Olá amiga!

Parabéns por essa incrível conquista!
Fiquei tentando visualizar sua trajetória e imagino que tenha sido como um parto,
todo o sofrimento é compensado quando o bebe nasce,
Mas como vc, muito sabiamente disse, vence-se uma etapa e outras precisam ser vencidas!

Que vc seja bem sucedida em todas as etapas de sua vida, como foi nesta etapa do relato..

Abraço,
Ester.~
chica disse…
Linda ,como sempre, tua postagem e participação!um beijo,chica e tudo de bom!
Vanessa Anacleto disse…
Letícia, sua história me lembra uma que eu vivi como co adjuvante. Ajudei , junto com minha mãe , a minha irmã quando ficou meses sem bolsa após passar no mestrado. Hoje ela está doutoranda e tentando um concurso para efetiva e ainda preocupada pois tem um ano de contrato apenas como substituta. A vida é assim, uma novela, mas vejo final bem feliz para vc.

Beijo e boa sorte sempre.
Deia disse…
É tão bom ler histórias de comprometimento, dedicação, superação e sucesso! Sei que o sucesso só vem no final, os tropeços até o alcançarmos são incontáveis, mas é com orgulho que você pode vir mostrar aqui a razão da sua alegria! Parabéns pela conquista do mestrado, boa sorte no seu doutorado!Um beijo, Deia
Eu disse…
Quem acredita sempre alcança!
Você é a prova viva disso!
Fico imensamente feliz por ter uma conterrânea vencedora como você!

Agora você já sabe que pode voar longe...Basta querer!

Beijos com meu carinho
Orvalho do céu disse…
Olá, querida e esforçada amiga
Também estou participando e me coloquei dentro do seu texto porém com olhos agradecidos, pois aos 18 anos estava eu já com dois empregos públicos esperando-me...
Adoro estudar e terminei minha Pós em 2006, parei com a Faculdade concluída pelos filhotes...
Mudei de área... pra variar e estou nessa rotatividade de Terapia Comunitária...
Já organizei, como voluntária, uma Biblioteca, gosto muito disso também.
BOA SORTE e prosperidade pra vc bem como muita serenidade para encarar os revesses que sempre vêm...
Sandra disse…
E muitas outras conquistas ainda estão por vir, flor! Confie nisso. Companheira até tarde da noite.. vc estudando, eu trabalhando... rs.
Você é uma dessas pessoas que a gente encontra pela vida e depois não quer ficar mais longe. Ter sua amizade pra mim é um presente!
Tenha ânimo, porque muitas serão as alegrias ainda, porque vc merece ;)

Beijão beeeemmmm lá do fundo do coração!
Unknown disse…
E que venham mais e mais etapas a serem concluídas, afinal essa é a vida que vale a pena ser vivida... aquela que tem objetivo e garra!
Parabéns, não somente pelas etapas vencidas, mas também por esta linda participação na blogagem coletiva.
Beijos, flores e muitos sorrisos!
Anônimo disse…
Parabéns, minha luz.
Parabéns, mesmo. Vc merece cada gota de realizações, viu?
E eu tenho honra de ser amiga de alguém tão especial e batalhadora.
A propósito...Vc escreve DIVINAMENTE!

Beijos,

Bu.
Jacinta Dantas disse…
Que foto hein!
é o clic captando o momento que indica horas e horas de trabalho sério para alcançar a meta.

Um abraço
Mari Amorim disse…
Querida,
O recomeço,nos dá estrutura para o começo de uma caminhada mais consciente e vitoriosa,nos fazendo crescer.
Boas energias,
Mari
Valéria Russo disse…
LATICIA..
SAUDADES DAQUI...
PARABÉNS POR SUA VITÓRIA E POR TER PERSISTIDO NA LUTA.
SÓ OS FORTES SOBREVIVEM E ALCANÇAM SEUS OBJETIVOS.
VC É UM EXEMPLO PARA TODAS NÓS.
PARABÉNS E SUCESSO NA SUA EMPREITADA LONGA E PRODUTIVA.
BJUIVOS NO SEU CORAÇÃO.
LOBA.
Gilmar disse…
Minha conterrânea, que alegria a sua conquista!
Eu sei bem o que é isso. Sei bem a luta!
Eu mal acabara de concluir minha Pós (Lato) e mergulhei no Mestrado. Ainda me lembro dos inúmeros livros espalhados sobre a mesa. Noites em claro. Paper's e paper's.
A alegria maior foi, um tempo depois, dirigir uma faculdade em Ceilândia-DF, em meio a estigmas sociais de toda sorte. Ali, naqueles cinco anos, é que constatei o quanto valeu cada noite acordada. Ali eu me coloquei como ponte para tantos e tantos sonhos, doloridos sonhos.
O lugar de onde você fala eu conheço bem e por isso mesmo vibro com sua conquista! Parabéns! Mesmo!
OLá, querida..

Boa tarde com carinho.

Obrigado por sua participação!
Texto lindo... Os obstáculos surgem em nossas vidas para reavivar nossas forças e nossa fé.

Te desejo todos os dias um sorriso, amor, paz, e felicidade.

Um beijo no coração e tenha um final de semana feliz.
Uriel disse…
Olá, tempestade sou o trovão..rs..bela postagem gostei do texto do início ao fim.

Deixando meu abraço, e meus beijos trovoadas...tudo de bom e bom fim de semana.
Majoli disse…
Através do Espaço Aberto vim até aqui e gostei muito de sua participação.
Estás de parabéns pela conquista no campo profissional.
Desejo de coração que sua caminhada seja de muita luz e muitas vitórias.

Beijos e uma linda noite.
"Aposte todas as suas fichas. Seja um apostador! 'Arrisque tudo, pois o momento seguinte não é uma certeza. Então, por que se importar com ele? Por que se preocupar? 'Viva perigosamente, viva com prazer. 'Viva sem medo, viva sem culpa. Viva sem nenhum medo do inferno ou sem ansiar o céu. Simplesmente viva."
(Osho, em "Faça o Seu Coração Vibrar")

Olá! Há quanto tempo não visito seu blog.
Deixo um bj carinhoso e os votos de um fim de semana espetacular.
Patty Meirelles
Kelly Kobor Dias disse…
Oi, vim ler sua participação na logagem coletiva, você dá exemplo de como lutar e concretizar seus sonhos, parabens, abraço
Katy disse…
Ah, amiga, você é um exemplo de persistência...te admiro muito, pois também acredito que não devemos disistir dos nossos sonhos...
Tenho certeza que logo você estará cursando o doutorado...

Ótimo final de semana!
Beijos.
Manu disse…
Olá Tempestade!
Depois de ultrapassados os obstáculos, com garra e determinação, é tao bom sentir o gostinho da realização pessoal. O importante é mesmo nunca desitir. Parabéns pela perseverança e pela conquista. Beijo luso
Andreia Alves disse…
Letícia, parabéns pela realização de seu sonho!
A cvida é assim mesmo como disse, cheia de etapas a serem vencidas e as vezes tem até montanhas a serem escaladas, mas quando confiamos em nós mesmos e em Deus, tudo podemos e não a montanha que nos faça mudar o caminho e desistir.
Tens garra talento e confiança.
Mais uma vez parabéns por ser assim, tão lindinha.
terno beijo para ti e muito sucesso...
Parabéns pela sua vitória, pela blogagem e pelo belo blog. ; )
Tks pela visita e palavras.
Bjs! Lu
angela disse…
Parabéns pela bonita postagem e pelo mestrado.
beijos
Cecília disse…
É muito bom lutarmos pelos nossos sonhos e objetivos, melhor mesmo é conseguir alcançá-los!
Estou num rítmo frenetico de estudos para concurso público, as vezes me bate estresse, outras depressão, outras uma vontade enorme de estudar e devorar os livros e apostilas, principalmente quando lembro os frutos que vou colher...
Parabéns pelo mestrado!

Beijos
Flávia disse…
Sua história lembrou um pouco a minha!
Perseverança, lutas, força de vontade, alguns entraves, mas no fim, a merecida vitória!
É assim que a vida se torna mais interessante e nos permite mostrar pro mundo que, embora hajam adversidades, no final temos nossas conquistas.
Parabéns pelas etapas vencidas, pelo mestrado, pela recolocação na sua área e pelo texto que serve de exemplo pra muitos.
Beijo e sucesso
Unknown disse…
Venho tarde... Mas lá comento as blogagens xD

É como dizes, a vida é marcada de etapas e mais etapas e mais etapas...

E todas elas dão trabalho para serem feitas, desistir é renunciar à nossa evolução!

Agradeço imenso o teu comentário no meu blog, foi uma honra puder ler-te ^^ Oxalá eu tivesse tempo para ler todos, que é gratificante!

Mas como não temos tempo para tudo, vou deixando o meu amor a vocês nas palavras que vão saindo em cada nova postagem...

Um abraço!